Como Investir em Ações? Saiba Tudo neste Post!

Você sabe como investir em ações? Neste texto vou contar detalhes e tirar todas dúvidas.

Quem investe em ações, pode ter a possibilidade de grandes retornos, porém tem o perigo gerar perdas repentinas ao investidor, com a exposição. Por isso, é muito importante ter dedicação, conhecimento sobre o assunto e também, experiência, que vai alcançando com o passar dos tempos, é possível, de fato, bons resultados com seus investimentos.

O que são ações?

 Você provavelmente já escutou frases do tipo, as ações de uma empresa x acabou de subir e as ações de outra empresa y despencaram. Você já escutou esse tipo de coisas no jornal, leu em revistas, ou em notícias online, porém o que são essas ações?

As ações, por sua vez, podem ser classificadas como pedaços pequenos de uma empresa, ou seja, parte do valor dessa empresa pode se tornar ações, e assim, podem ser vendidas para pessoas que antes não faziam parte dessa empresa.

Elas também são conhecidas como papéis, pois, antes da revolução digital, as empresas utilizavam muito papéis, que comprovavam que as ações foram mesmo compradas por seus investidores e assim, selavam o contrato.

Entretanto, hoje em dia, tudo é feito de forma online. Todos os registros de suas ações ficam em segurança em um ambiente digital. Assim, os documentos impressos foram extintos, pois não há mais a necessidade deles, para provar que, de fato, as ações são suas. Porém, mesmo com essas mudanças, é normal as pessoas se referirem a suas ações como papéis.

Além do fato de não existir mais documentos impressos, antes evolução digital era bem mais complicado fazer a compra de ações, e também vende-las, eram necessários diversos mediadores e estratégias específicas e técnicas diferentes.

Como Investir em Ações

Tipos de ações

 Poucos sabem, mas uma ação é dividida em alguns métodos diferentes. Cada um deles faz com que o investidor tenha um tipo de responsabilidade e direito sobre a empresa, abaixo alguns exemplos disso:

  • Ações ordinárias (ON); quando se investi em ações desse tipo, você ganha o direto de voto e poderá participar diretamente das decisões da empresa. E quanto mais ações ordinárias o investidor adquirir, maior será o peso do voto dele em uma reunião da organização;
  • Ações preferenciais (PN); caso você adquira essa ação, você não vai ganhar o direito de votar e não participará de decisões da empresa, porém quando tiver a distribuição dos lucros, você terá prioridade, como também os dividendos e outros benefícios também;
  • Certificado de depósito de ações (Unit); são caracterizados por mais de um tipo de ação, o mais comum é que sejam ações ordinárias junto com ações preferências. Ela tem uma lógica simples, nada mais é, que um pacote com diversos tipos de ações;
  • Ações blue chips; são as ações com maiso número de investidores da bolsa de valores brasileira, alguma delas são a Petrobras, Ambev, Itaú e Vale;
  • Mid caps; são as ações que são nível intermediário de negociação da bolsa de valores, bastante comum que sejam ações de empresas de médio porte;
  • Small caps; essas são as ações mais baratas, é comum de encontra-las, nas small caps, elas são ações de empresas menores, levando em conta o capital de lucro da empresa.

O que é investir e em ações

 O ato de investir em ações, nada mais é, que comprar partes pequenas ou grandes de uma empresa, ou poder ser mais empresas também. Hoje em dia, existem diversos métodos e estratégias de fazer isso com mais êxito, o mais comum entre eles é comprar ações e assim quando elas renderem, você vende-as por um preço maior do que você aplicou.

Investir em ações tem seus riscos, já que não há garantia do rendimento de seu investimento, e os preços sobem e descem, de acordo a movimentação de compra e vendas da bolsa de valores.

Entretanto, o risco é necessário para ter um bom retorno no final, pois os investimentos mais seguros rendem bem menos, enquanto os que oferecem mais riscos pode gerar muito mais dinheiro.

Benefícios de investir em ações

Quando adquirimos ações de uma empresa, podemos sim ter bons resultados, dependendo das alterações na bolsa de valores. Aqui alguns desses benefícios:

  • Rentabilidade a longo prazo; quando investimos em ações, podemos fazer uma escolha mais rentável o que é de muita importância para a construção de patrimônios a longo prazo, já que ao passar dos anos, as empresas tendem a crescer, juntamente com a economia do Brasil e do mundo todo;
  • Flexibilidade; A bolsa de valores possui grande fluidez, com isso, você tem uma boa demanda para poder comprar ações, e também, sair do mercado e entrar novamente, tudo com mais flexibilidade;
  • Tenha uma renda; você também, com o passar do tempo, pode adquirir uma renda passiva. Os dividendos, como são partes do lucro de uma empresa, são distribuídos aos que tem as ações necessárias, tudo livre de impostos e com possibilidades reais de crescimento a longo prazo, como já vimos acima.Como Investir em Ações

 Conclusão sobre investir em ações

 Muito bem, agora você já sabe uma como investir e os benefícios de comprar ações da bolsa de valores, aprendemos os diversos tipos de ações, de ações que podem de dar o direito de voto e decisões em uma empresa, para ações que te dão o direito de ter prioridade na hora da distribuição dos lucros.

Portanto é importante, que o investidor sempre fique antenado sobre os assuntos da bolsa de valores, pesquise muito, procure sempre aprender um pouco mais, pois adquirindo conhecimento será essencial para uma jornada com sucesso com suas ações, evitando que os riscos te assombrem, para assim, obter ganhos significativos com suas ações.

De fato, é importante ressaltar que os fundos de ações costumam ser de grande ajuda para quem está começando agora, pois ele auxilia no desempenho dos índices do mercado atual, além do mais, o gestor tem grande experiência no mercado e irá te ajudar.

Assim, concluímos que podemos sim, investir em ações com pouco dinheiro, pois assim acaba custando menos para o investidor e com o passar dos tempos, esse mesmo investidor com mais conhecimento pode obter uma renda passiva boa e construir uma grande renda a longo prazo.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.