Cuidados ao usar cartões de crédito: Saiba Tudo Aqui!

Antes da gente decidir fazer um cartão crédito é importante estudar bem o assunto, é preciso ter muito cuidado, pois você pode entrar em dívidas altas, devido aos altos valores dos juros e taxas, que por sua vez são considerados os juros e taxas mais altos que existem.

Entretanto, no artigo abaixo, vou passar umas dicas de como usar melhor o seu cartão de crédito, irei informar os benefícios do uso consciente do seu cartão, também irei informar as consequências do mal uso do seu cartão de crédito.

Principais motivos de dívidas em cartões de crédito

 Temos que prestar muita atenção quando temos um cartão de crédito, pois, qualquer descuido, pode se tornar uma bola de neve e quando menos esperar o valor de sua dívida já estará maior do que você imaginava, os principais motivos são esses:

  • Possuir mais cartões do que o necessário: quando possuímos mais cartões de créditos do que necessário, é muito mais fácil nos perdermos, fazendo com que o risco do endividamento aumente consideravelmente.

Com tudo, possuir mais do que um cartão de crédito atrapalha muito em suas contas mensais, pois você terá que pagar taxas e juros dobrados, por isso é bom evitar o uso de muitos cartões de crédito;

  • Utilizar o saque do seu cartão de crédito: por sua vez, a maior parte das operadoras de cartão oferecem aos seus clientes a facilidade de poder fazer saques emergenciais com o seu cartão de crédito. Isso de fato é normal, pois emergência acontece para todos e assim, realmente não tem muito o que fazer pode dar certo, se você já planejou tudo e guardou um dinheiro a mais para poder fazer o saque em seu cartão de crédito.

Entretanto, o principal motivo de endividamento em cartões de créditos está em utilizar o saque, de forma imatura sem ser um motivo de emergência, com isso, o usuário pode sofrer com os altos juros que muitas vezes são maiores até que os juros de empréstimos pessoais. Caso você esteja passando por alguma emergência financeira e assim precisa de dinheiro o mais rápido possível, tente encontrar outras tipos de alternativas, como por exemplo: cheque especial, empréstimos, e outras opções, que com certeza vão ter juros menores;

  • Cartão clonado: um dos principais medos de quem usa um cartão de crédito é a possibilidade de ocorrer alguma fraude, ou seja, que seu cartão seja clonado. Esse medo é real, pois essas fraudes ocorrem com mais frequência que o normal, isso ocorre em todo o país.

O que mais assusta os consumidores sobre essa fraude é que isso pode ocorrer sem que você perceba e assim, seu cartão é clonado. Isso pode resultar em dívidas, burocracias indesejadas e até mesmo pode sujar seu nome, por isso é bom ter cuidados, como por exemplo: Jamais empreste seu cartão para outra pessoa, capriche em sua senha, quanto mais forte melhor, sempre pesquise sobre os sites que você for fazer alguma compra, evite entrar na sua conta bancária em dispositivos de outras pessoas e sempre verifique seu extrato, para assim você ter mais controle sobre sua conta;

  • Juros: quando a gente possuí um cartão de crédito, estamos sujeitos a pagar juros como por exemplo: Pagamos juros que, em algumas ocasiões são embutidos em compras parceladas, juros que existem em seu próprio cartão, em caso de pagamentos com atraso ou usando a opção de para apenas o mínimo, juros sobre a negociação de alguma dívida que você esteja pagando a longo prazo.

Nessa ocasião o prejuízo é muito grande, e você acaba pagando muito do que você de fato gastou em suas compras. Para poder evitar esses juros indesejados, procure pesquisar sobre todas as tarifas do seu cartão de crédito e faça as contas direito antes de comprar qualquer coisa, para assim, evitar sofrer com juros ou de pagar a fatura mínima. O ideal é que você parcele suas compras no mínimo de vezes possível e opte por lojas que não tem juros em seus parcelamentos. E, mais uma vez, se fique atento e jamais pague o mínimo deu seu cartão de crédito.

Cuidados ao usar cartões de crédito

Cuidados para evitar dívidas em seus cartões de crédito

 Se você quer evitar futuras dívidas em seu cartão de crédito, aqui vou te passar algumas dicas valiosas:

  • Faça um planejamento financeiro: o uso de seu cartão de crédito precisa ser bem planejado se você não quiser sofrer com os altos juros e taxas. Por isso, comece montando um planejamento financeiro, para assim, ter um controle exato sobre tudo que acontece com a sua conta.

Se você possui altas dívidas, usar o cartão de crédito seria a pior ideia para o momento. Se estiver inadimplente, é de fato ainda mais importante fazer um planejamento melhor, para evitar mais dívidas e assim, com um bom planejamento, sair dessa situação ruim.

  • Faça uma lista de compras antes de sair de casa: para poder evitar futuras dívidas e também compras por impulso, fazer uma lista das coisas que você precisa comprar é essencial para evitar os gastos compulsivos. Vai colocando tudo que você precisa comprar em uma lista, assim você evita o mal gasto, e faz uma compra inteligente.
  • Não utilize seu cartão de crédito como renda complementar: as compras com seu cartão de crédito, deve ser relacionada com a sua atual renda, para que assim você tenha total controle sobre ela, pois quando você usa seu cartão como renda complementar, você provavelmente ira gastar mais do que ganha, assim as chances de entrar em dívidas são grandes. Portanto evite fazer isso, e assim o uso de seu cartão de crédito será melhor.
  • Otimize o uso de seu cartão de crédito: usar o seu cartão de pode ser muito útil em certas ocasiões, mas, de fato, podemos sofrer com juros e taxas abusivas se não for realizado um planejamento financeiro adequado. Por isso, para evitar futuras dívidas você precisa, de um bom planejamento financeiro, usar sempre seu cartão de forma inteligente, para poder assim, evitar riscos para você.

Cuidados ao usar cartões de crédito

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.